sexta-feira, 20 de julho de 2012

Encontro Mundial 2012

Aconteceu em Foz do Iguaçu – Paraná o Encontro Mundial de Jovens da Rcc do sai 10 ao dia 15 de julho, o 1° encontro Internacional católico no Brasil e talvez o mais marcante.

Um encontro de jovens de todas as idades e de todos os lugares, mostrou ao mundo que não somos apenas o que a sociedade julga, mas discípulos fiéis que vivem o fogo do espírito, perseverantes dispostos a evangelizar e perpetuar o nome de Jesus!

Para cada jovem o evento tocou de uma maneira diferente. Para Gleyvison, 29 anos, coordenador estadual do Maranhão, a experiência foi única, testemunhar a vivência e a união de jovens diferentes, mas com o mesmo sonho, de evangelização foi gratificante. Para ele a peregrinação das cruzes foi um dos momentos mais marcante.

Incluso na programação estava à apresentação dos 45 anos da RCC, contada pelo diretor do Instituto de Formação da ICCRS Jim Murphy e Oreste Pesare, do escritório do ICCRS. Depois de um vídeo contando uma pouco do inicio desse movimento, eles falaram como a Renovação está no mundo e em quais países ela esta em desenvolvimento. Durante a apresentação Michelle Moran, uma presidente da RCC, deu seu depoimento pessoal de como foi fundado o movimento.

Todas as pregações foram inspiradoras e muito interessantes, mas a que mais chamou a atenção dos jovens foi a do coordenador nacional do Ministério de Pregação da RCC, Lázaro Praxedes, cujo tema era “Testemunhamos nossa fé”. Ele falava aos jovens, nesse tempo de tanta descrença e descristianização, que o mundo está precisando de homens e mulheres capazes de testemunhar sua fé, que o homem desvia a crença que deveria conferir a Deus, a coisas passageiras e superficiais, como as drogas, o vício, os prazeres. Praxedes proclama sob essa situação que em Jesus as nações devem por sua esperança.

As pregações não foram pregações Kerigmaticas, não houveram proclamações de curas ou libertações, mas nem por isso o espírito deixou de agir, ou numa palavra de profecia, como a que a America Latina e a África ia reavivar o fogo do espírito no mundo. Foram momentos de orações profundas onde vimos varias nações de idiomas distintos, as vezes ate mesmo idiomas mas dialetos diferentes, falando uma única língua... a Língua do Espírito Santo!!! Onde num momento único de Cenáculo e oração vivenciamos isso no meio da rua.

As missas, dentre outras atrações, foram muito diferente do que a maioria de nós está acostumada. Muita animação, músicas e orações marcantes emocionaram espiritualmente muitos naquele evento. As missas foram totalmente inclusivas, no sentido de serem proferidos nas três línguas dominantes – português, inglês e espanhol, mesmo os estrangeiros usando fones com tradução simultânea. Essa estratégia deu um toque muito especial e diferente a essa antiga forma Litúrgica, mas que se renova a cada novo Sacrifício no Altar!!!

"Oremos na liberdade do Espírito, deixemos as formas tradicionais de rezar para sermos conduzidos por Deus”, disse Lazaro Praxedes.

Sentinelas, uma nova identidade social é estabelecida em nosso meio, em nossas nações: A Cultura de Pentecostes! Fazemos parte desta geração, a que levantará nossa Igreja e fará de nós santos! Assim como Joao Batista veio preparar o caminho para a vinda do Senhor, nós somos os preparadores do caminho para o senhor!! Somos o Joao Batista da atualidade!!!

O Mundial, momento ímpar na história do MJ da RCC, pode ser resumido em uma palavra: FOGO!

O Espirito Santo jorrou fogo, incendiou o MUNDO em 5 dias... cada pregação, cada celebração, cada momento era de arrastar multidões! O poder da RCC é incrivelmente precioso dentro da Igreja Católica e no MUNDO! Somos chamados a ser a DIFERENÇA...

Erica Costa/Janssen Galvao/Natalia Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário